Scott Pilgrim EX é a diversão caótica que abraça os jogadores nostálgicos e novatos da franquia | Preview post thumbnail image
Rate this post

Novo jogo da franquia traz uma diversão “para a família inteira”, abraçando diferentes tipos de jogadores

Desde o primeiro momento em que iniciei meu teste com Scott Pilgrim EX, na gamescom 2025, estava com um sorriso no rosto. É curioso no cenário atual de games o sucesso que os jogos beat-em-up encontraram. Eles não vão surpreendê-lo com uma gameplay diferente e nem se propõem a fazer isso. Ao invés disso, eles focam em trazer uma experiência divertida e completa, englobando os diferentes tipos de jogadores que se formaram ao longo dos anos.

Em Scott Pilgrim EX, seja você um tryhard, um jogador mais tranquilo de sofá, um que busca a nostalgia ou até mesmo uma criança focada no famoso button mash, você encontrará a mesma experiência extremamente divertida.

O jogo é desenvolvido pela Tribute Games, responsáveis por Tartarugas Ninja: Shredder’s Revenge e o aguardado Marvel Cosmic Invasion, e algumas similaridades são percebidas, especialmente no aspecto visual. Com cores vivas e cenários vibrantes, Scott Pilgrim EX também traz aquele ar retrô com sua pixel art. A misteriosa nova Toronto traz cenários diferentes, e cada um com seu próprio estilo, dando realmente um ar de progressão no mapa.

Em meu teste pude jogar pela cidade, mas ao passar por um portal fomos direto para uma praia. E com essa mudança brusca de cenário foi bom ver como os design das fases não pareciam nada repetidos. Cada um trouxe um diferente aspecto de gameplay e visual.

Os designs dos personagens, por sua vez, também estão melhores do que nunca e em nenhum momento há uma confusão na tela, com cada um sendo bem visível para você. Os inimigos também passam pelo mesmo tratamento, desde os veganos loiros e malhados, até as diferentes criaturas que encontrei ao longo do caminho. Já a história também é simples, porém absurda na medida certa da franquia.

No jogo, Scott e seus amigos foram abduzidos por forças sombrias e levados para uma Toronto diferente, em uma época em que é dominada por três gangues: os Veganos, os Robôs e os Demônios. Você poderá jogar com sete personagens, incluindo o Lucas e a Roxy – quem eu escolhi em meu teste.

Cada personagem traz combos diferentes e é interessante brincar ao redor disso ao jogar com os amigos. Com Roxy eu encontrei o combate mais divertido, ao usar sua espada e golpes giratórios. Porém, se seu estilo é mais na linha de bater em todo mundo com as próprias mãos, então o Lucas certamente vira a opção mais indicada.

Se você já é um fã de longa data da franquia, certos personagens vão ser mais atrativos, dependendo de seu gosto. Porém, o jogo serve muito a personalidade de cada jogador e como isso encaixa com o seu personagem selecionado. Isso não quer dizer que exista uma grande estratégia na hora de escolher, mas você tira o máximo do jogo vendo os estilos únicos de cada personagem na tela.

Jogando em uma party formada por Scott, Ramona, Lucas e Roxy, era gostoso ver a variedade de golpes, combos, assistências e tudo mesclando de uma forma extremamente fluida na tela, sendo caótico na medida certa.

Como sempre, você pode pegar armas e itens do chão, além de usar o ambiente ao seu redor a seu favor. E aqui qualquer item vira arma. Durante meus testes, me peguei em diversos momentos usando as bolas de vôlei para combater meus inimigos veganos. Mas facilmente também poderia ter optado por frisbees, caixas, martelos, bombas, e por aí vai – a quantidade e variedade parece ilimitada.

O jogo também traz um teamplay na hora de comprar itens e habilidades nas lojinhas, afinal cada jogador gasta do dinheiro total acumulado entre os quatro. Ou seja, pelo menos alguma organização vocês vão precisar fazer, antes que um gaste todo o dinheiro da equipe sozinho.

Não é surpresa quando eu digo que a melhor experiência em Scott Pilgrim EX é em co-op. É jogando ao lado de amigos que você vai arrancar mais risadas ainda, tirando ao máximo de tudo que o jogo tem a oferecer. O game torna toda a experiência extremamente fluida para você, e o aspecto caótico que já estamos acostumados a ver na franquia é levado ao máximo com uma gameplay muito divertida.

Os jogos beat-em-up podem não voltar ao mainstream de popularidade tão cedo, mas eles nunca falham em entregar a experiência mais divertida possível com os jogos, e em Scott Pilgrim EX, diversão e nostalgia são o carro-chefe.

Leave a Reply

Related Post