Wildgate post thumbnail image
Rate this post

Wildgate é um FPS baseado em tripulação desenvolvido pela Moonshot Games, e ainda que gameplay possa lembrar alguns hero shooters, como Overwatch e Fortnite, o título entrega um team shooter que não envolve somente PvP, mas PvE também. Apesar da variedade de jogos do gênero space crew sendo desenvolvidos atualmente, o título desenvolvido pela Moonshot e publicado pela Dreamhaven se destaca ao entregar partidas variadas, evitando a repetitividade ao possibilitar que os jogadores adotem abordagens táticas distintas.

Acessível e visualmente atraente

Ao iniciar o tutorial, os aspectos que imediatamente chamaram a minha atenção foram os elementos gráficos bem detalhados em um universo de cores vibrantes. O espaço é repleto de minérios e asteroides, com dezenas de objetos e naves em constante movimento, o que poderia prejudicar a gameplay com quedas de FPS — mesmo assim, o jogo rodou sem travamentos de qualquer tipo no Xbox Series S. Outro ponto que impressionou positivamente foi a qualidade da dublagem e das legendas em PT-BR, tornando o jogo mais acessível.

Após as primeiras impressões, foi a hora de entender as mecânicas e objetivos de Wilgate. Confesso que fiquei com receio de receber muita informação ao mesmo tempo ou não me adaptar rapidamente, já que é possível viajar pelo universo, lutar com criaturas do ambiente, minerar combustível e outros recursos para manter o funcionamento da nave, além de reparar danos feitos durante ataques, lutar com outros players e identificar objetos ao redor com o auxílio da sonda, entre outras atividades.

No entanto, senti que, após assimilar o funcionamento dos equipamentos no tutorial e de disputar duas partidas em equipe que resultaram na destruição consideravelmente rápida da minha nave, comecei a gradualmente adotar um modo de jogo mais automático e consegui analisar melhor o momento certo para executar funções específicas.

Sobre os personagens jogáveis disponíveis — também conhecidos como prospectores —, as opções são bem limitadas, mas variadas em backstory, características e habilidades. Uma vantagem que pode ajudar a garantir a vitória no modo Caçada ao Artefato, que é a partida padrão composta por 20 jogadores divididos em 5 tripulações, é decidir qual tipo de estratégia a equipe vai usar e qual papel cada um dos quatro jogadores vai desempenhar antes do início de cada partida. Isso permite que o personagem selecionado tenha as habilidades ideais para a função atribuída a cada membro da equipe.

Eu me divertia mais invadindo naves inimigas e roubando armas do que minerando, pilotando a nave ou fazendo reparos do que foi danificado. Ao perceber isso, comecei a selecionar mais Kae, invasora com habilidades que facilitam meu estilo de gameplay. Os gadgets desbloqueados após subir o nível do prospector ao concluir missões e vencer partidas também são de grande ajuda, bastando analisar bem os itens disponíveis e equipá-los previamente.

Cada partida permite uma abordagem única, com diferentes formas de alcançar a vitória

Falando em estratégia, o modo de jogo padrão não se limita a apenas uma forma de ganhar. O objetivo principal é achar o Artefato e fugir pelo viaconfins — o que oferece uma ótima oportunidade para uma gameplay mais furtiva — mas as equipes podem ganhar de outras maneiras, como ser o primeiro a atacar e invadir naves inimigas, roubando o equipamento ou o Artefato que estão escondendo, ou apenas sobreviver até os 60 minutos de partida, que concede vitória a todos os tripulantes vivos.

Essas diferentes possibilidades oferecem liberdade para os jogadores moldarem as abordagens dependendo da partida. O local que você entra no mapa também faz toda a diferença. Houve momentos em que minha equipe teve facilidade para encontrar o Artefato, então decidimos só minerar e tentar fugir o mais rápido possível. No entanto, a paz começou a virar caos quando outras tripulações localizaram a nossa nave e nos tornaram o alvo principal.

Essa imprevisibilidade das partidas é um dos maiores atrativos de Wildgate. Eu posso começar de um jeito tranquilo e terminar no meio de uma batalha frenética. No entanto, esses momentos só são divertidos se o jogador conseguir se comunicar com sua equipe. Se não houver comunicação, os momentos de combate entre naves só se tornam estressantes.

Trabalho em equipe não permite pontas soltas, e isso não é necessariamente bom

Por ser um space crew, é indispensável que cada tripulante da nave seja importante para levar o time à vitória. No entanto, a comunicação também é imprescindível durante as partidas, tanto quanto as habilidades mecânicas. Embora muitos jogadores optem por não utilizar o microfone — o que é muito comum de acontecer em jogos online —, Wildgate disponibiliza chat e comandos predefinidos fáceis de usar. Entretanto, muitos não utilizam esses recursos disponíveis, e a ausência de qualquer forma de comunicação em Wildgate inevitavelmente leva à derrota.

A proposta do jogo não permite qualquer forma de independência, principalmente durante o modo 4v4. Os jogadores precisam estar em “sincronia” para o trabalho em equipe funcionar. Não há maneira de organizar uma tripulação durante um combate direto entre naves sem comunicação entre os jogadores. Ser atacado significa revidar com tiros, pilotar para desviar de possíveis colisões, realizar fugas, proteger o interior de invasões e diminuir os danos à nave ao apagar incêndios e reparar janelas. Além disso, um membro deve estar preparado para invadir e considerar roubar armas dos inimigos. Tudo em Wildgate acontece muito rápido, e qualquer segundo perdido te aproxima cada vez mais da derrota.

E tem como piorar, já que um integrante da equipe pode sair antes mesmo de a partida começar, fazendo com que a tripulação de três membros esteja em extrema desvantagem logo no início. Não há nem mesmo um bot para ajudar, é só o trio esperando o fim praticamente inevitável, pois é impossível executar todas as demandas do jogo com um integrante faltando. Ou seja, tempo perdido e derrota certa.

Dito isso, se o jogador e mais três amigos estiverem dispostos a pagar o preço do jogo e formarem uma tripulação, perfeito! A equipe não encontrará dificuldades em momentos que exigem ações rápidas e comunicação sincronizada. Agora, caso o jogador esteja sozinho — como foi o meu caso — e tiver que achar uma equipe disposta a se comunicar entre si, a sorte vai estar nas partidas em que sua nave não foi destruída já nos primeiros minutos de jogo.

Funções ignoradas por um bem maior: aproveitar o FPS

Outro ponto a ser considerado são as funções que ninguém quer exercer (eu inclusa). Quando jogamos FPS, a principal coisa que queremos fazer é atirar nos outros, eliminar inimigos e causar dano. Bem, era isso o que eu queria fazer ao jogar Wildgate. Porém, existem muitas outras demandas durante os ataques e ninguém da equipe quer ficar somente dentro da própria nave apagando incêndios (que são muitos) e consertando janelas. Isso faz com que muitos jogadores não tenham nem a oportunidade de realmente aproveitar a partida. Em alguns casos, todos decidem apenas atacar e se divertir, abandonando as “tarefas obrigatórias”. É como se todos pensassem “a partida vai acabar rápido e vamos perder, mas pelo menos vou me divertir durante o PvP”.

Mas a função que merece um prêmio por ser a mais evitada é a de pilotar. Todos parecem evitar ser o leme, o que pode estar relacionado à baixa velocidade de locomoção da nave, chegando a ser bem irritante em alguns momentos, principalmente quando tentamos evitar colisões com asteroides ou fugir de ataques inimigos. O boost e recursos de aprimoramento ajudam, mas não resolvem o problema. E, mesmo que minerar combustível auxilie no aumento da velocidade, ninguém quer passar a partida inteira fazendo somente isso.

Talvez a situação melhore caso o jogador suba de nível para desbloquear recompensas ou decida investir em itens na loja — mas, mesmo assim, será preciso ter sorte para que sua nave seja escolhida para as partidas.

Mais jogadores na equipe ou um sistema de funções pré-definidas até ajudariam a resolver o problema, mas nada disso fará diferença se as tarefas não ocuparem menos tempo durante os momentos mais decisivos para a vitória.

Novidades e atualizações podem trazer futuro promissor

Apesar das dificuldades enfrentadas por jogadores solo, jogar com amigos ou com uma equipe organizada e comunicativa pode tornar a experiência de jogar Wildgate muito mais agradável. A gameplay — quando você está jogando de verdade, do jeito que realmente quer — é bastante divertida e pode entreter por horas. Mas é preciso que a Moonshot implemente novidades e atualizações para manter o interesse pelo jogo vivo.

O universo de Wildgate é bem extenso, sendo impossível conseguir explorar tudo em uma só partida (eu joguei várias e não cheguei nem perto disso). No entanto, após admirar a beleza e as cores do mapa pela primeira vez, o jogador acaba percebendo que quase nada muda ao passar a maior parte do tempo vendo minérios e asteroides à espera de encontrar um novo lugar para explorar ou uma nova equipe para enfrentar. Esse pode não ser um problema que afete a jogabilidade em si, mas é algo necessário para manter os servidores em alta. Mesmo sendo um jogo ambientado no espaço, é possível trazer novidades cada vez mais interessantes com um ciclo regular de atualizações. Jogos online estão em constante transformação ao aprimorar a experiência para os jogadores, só resta saber se Wildgate irá aproveitar a oportunidade e conquistar seu lugar entre os grandes títulos do gênero.

O Veredicto

Wildgate entrega uma gameplay divertida, combates frenéticos e visual chamativo, destacando-se por oferecer liberdade para explorar diferentes estratégias de jogo. No entanto, a experiência pode acabar sendo limitada ao obrigar o jogador a escolher entre curtir os combates de FPS ou se colocar de lado em momentos de ação para focar em tarefas obrigatórias e garantir a vitória da equipe. A comunicação também é um fator essencial, podendo ser um grande problema para aqueles que não têm um time pré-definido. Para jogar com amigos, porém, Wildgate é um jogo online inegavelmente divertido, garantindo entretenimento por horas ininterruptas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post